Cirurgia Ortognática une benefícios estéticos e funcionais

Você já ouviu falar em Cirurgia Ortognática? Essa é a especialidade da Odontologia indicada a pacientes que têm algum tipo de deformidade na face, relacionada aos ossos e é utilizada pelos odontologistas em casos que há necessidade de mudar a posição do maxilar, queixo e gengiva, com isso a fisionomia do paciente também é alterada.
A Doutora Gleisse Wantowski, profissional responsável pelo Instituto de Reabilitação Bucomaxilofacial de Curitiba (IRBC), é Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, e fala que as queixas dos pacientes vão além da aparência física. “Os pacientes que apresentam essas deformidades sofrem com alterações na capacidade mastigatória, respiratória, fonética, apneia do sono e sentem dores de dores de cabeça frequentes. A correção do posicionamento ósseo melhora significativamente essas questões, além de resgatar a autoestima dos pacientes”, explica.

A Cirurgia Ortognática é indicada para pacientes a partir de 17 anos de idade, quando o crescimento dos ossos já está em fase final. Mas, pessoas que têm sintomas característicos, precisam primeiramente procurar um especialista que avaliará cada caso individualmente. “Se a necessidade da cirurgia for confirmada, essa será realizada em ambiente hospitalar, com anestesia geral e a presença de uma equipe multidisciplinar. Tudo para garantir o conforto do paciente e o sucesso no procedimento”, diz Dra Gleisse.

O pós-operatório não costuma causar dores, mas o incomodo típico desses procedimentos fica a cargo do inchaço. “O paciente precisa repousar e durante os 20 primeiros dias consumir apenas alimentos líquidos e pastosos. A mastigação normal geralmente acontece depois de pelo menos 50 dias pós-cirurgia”, finaliza a especialista.
Para mais informações sobre o assunto, consulte os profissionais do IRBC.
O Instituto IRBC fica na Avenida Iguaçu 2820, sala 701. Torre Comercial.

Comentários