O uso do microscópio clínico na odontologia

A imagem que surge na cabeça de muitas pessoas ao se falar em microscópio, é de um equipamento pequeno, utilizado somente em um laboratório. Porém, há diversos tipos e finalidades para esse dispositivo. Um de seus usos é na Odontologia. A Doutora Juliana Arantes, uma das profissionais do Instituto de reabilitação Bucomaxilofacial de Curitiba – IRBC, é especialista no uso desse equipamento e diz que há inúmeras vantagens em seu uso em diversos tratamentos, sobretudo na endodontia – ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente, popularmente chamada de tratamento de canal. “O microscópio odontológico aumenta a visibilidade em até 20 vezes, com isso conseguimos observar com maior detalhamento aspectos internos e profundos do sistema de canais radiculares que antes não eram impossíveis de serem visualizados”, explica.

Mas por se tratar de um equipamento ainda pouco usado no Brasil, nem todos os consultórios e clínicas do país contam com esse instrumento. O IRBC, sempre prezando em oferecer o melhor tratamento a seus pacientes, possui o microscópio odontológico. Além disso, conta com profissionais qualificados para trabalhar com o equipamento.
Para a Doutora Juliana Arantes, o microscópio odontológico, amplamente já utilizado nos EUA e na Europa, é um recurso tecnológico e diferenciado que auxilia na missão de promover a saúde dos pacientes do IRBC por meio da realização de um diagnóstico preciso e, consequentemente, de um tratamento mais eficaz. “O uso da microscopia melhora a acuidade visual do endodontista, contribuindo não apenas para o conforto do profissional, por meio de uma posição de trabalho mais adequada, mas também possibilitando um tratamento de canal e um retratamento mais seguro e eficaz”, finaliza a especialista.

Para mais informações sobre o assunto, consulte os profissionais do IRBC.

O Instituto IRBC fica na Avenida Iguaçu 2820, sala 701. Torre Comercial.

Comentários